Coordenação Técnica
Coordenador Técnico: Rui Pinto
Curriculum vitae (resumo)
- Mestre em Engenharia Florestal;
- Operador da ferramenta Sistema de Informação Geográfica ArcGis 8.x;
- Apoio técnico a diversos Gabinetes Técnicos Florestais;
- Bolseiro de Investigação no Projeto Agro nº 151 “A nutrição do castanheiro e a sua resistência às doenças” (2001-2004);
- Coordenador Técnico da CEDRUS-Associação de Produtores Florestais de Viseu (2005-2007);
- Auxiliar de investigação do projecto “A Relação entre o Pastoreio e os Incêndios Florestais” (Programa Nacional Forest-Focus) (2008);
- Gestor das equipas de entrevistadores (aproximadamente 40) e de Técnicos Locais (5) participantes no Recenseamento Agrícola 2009 e que recolheram informação nos concelhos de Peso da Régua, Lamego, Mesão Frio, Armamar, Tabuaço, Tarouca, Sernancelhe e Moimenta da Beira (2009-2010);
- Bolseiro de Investigação no Projeto FCT “O papel dos agentes locais no sucesso da política florestal em áreas afectadas por incêndios em Portugal” (2011-2013);
- Co-autor de diversos artigos e relatórios científicos dos quais se destacam:
- Relatório do estudo de inquirição intitulado As práticas culturais em soutos de Trás-os-Montes e relação com a doença do cancro americano, efectuado junto de produtores de castanha, realizado no âmbito do projecto AGRO 151 – A nutrição do castanheiro e a resistência às doenças (2004).
- Co-autor de um artigo científico intitulado Site factors and management practices associated with the incidence of blight in chestnut orchards in northeastern Portugal (2004) para o III Congresso Internacional do Castanheiro que decorreu em Chaves entre 20-23 de Outubro.
- Co-autor de um artigo científico intitulado Avaliação de Caraterísticas Regionais e Sazonais Inerentes ao Regime de Fogo e ao Pastoreio. In Silva Lusitana, Revista do Instituto Nacional de Investigação Agrária, Separata Vol. 18, Nº 1, junho. Pp 27-45.
- MARTA-COSTA, A.; PINTO, R.; TORRES MANSO, F.; TIBÉRIO, M.L.; CARNEIRO, I. e PORTELA, J. (2012). “Agentes Locais e Participação Pública no Planeamento e Gestão Florestal: o Caso do Sítio da Serra de Montemuro”. On: Resumos das Comunicações no IX Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (IX CIER) “(I)Mobilidades e (Des)Envolvimentos: o Rural Desafiado”, Tema F – O Envolvimento dos Actores na Governança para um Meio Rural Territorializado. Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal), 27-28 Julho 2012, p. 23.
- MARTA-COSTA, A.; PINTO, R.; TORRES MANSO, F.; TIBÉRIO, M.L.; CARNEIRO, I. e PORTELA, J. (2012). “Agentes Locais e Participação Pública no Planeamento e Gestão Florestal: o Caso do Sítio da Serra de Montemuro”. On: Actas do IX Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (IX CIER) “(I)Mobilidades e (Des)Envolvimentos: o Rural Desafiado”, Tema A – Migrações, Mobilidades e Desigualdades em Áreas Rurais. Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal), 27-28 Julho 2012, p. 119-136, ISBN: 978-972-96347-4-1.
- MARTA-COSTA, A.; PINTO, R.; TORRES MANSO, F.; TIBÉRIO, M.L.; CARNEIRO, I. e PORTELA, J. (2013). Percepção dos agentes locais sobre a gestão florestal do Sítio Serra de Montemuro: paralelismos e paradoxos. (artigo em fase de submissão).
- MARTA-COSTA, A.; PINTO, R.; TORRES MANSO, F.; TIBÉRIO, M.L.; CARNEIRO, I. FERNANDES, P. e BOTELHO, H. (2013) Participação Pública na Gestão da Serra do Montemuro: entre a percepção e a realidade. Edição SODIVIR, Vila Real.